terça-feira, 20 de junho de 2017

O “Grande Prémio” de Oeiras de 1989

Praia da Amorosa 1988, era assim a Velocidade nos anos 80. Foto de Alex Laranjeira
A história da velocidade nacional encontra episódios épicos. Os que melhor vivi foram os circuitos da OTA, na base aérea, algures nos anos 90. Ainda antes da OTA há histórias lindas de Santo André, corrida que se realizou vários anos e da Praia da Amorosa. Mas nada bate o “Grande Prémio” de Oeiras de 1989. O acidente de Germano Pereira e da sua Ducati andou anos no anedotário nacional. Recentemente encontrei aqui (link) um relato de Alberto Pires que agora, recupero. 

O "GP" de Oeiras foi um momento infeliz. A pista não tinha condições e a organização não conseguiu controlar os acontecimentos. Foi uma espécie de "prova de feira" com motos potentes, e acabou mal. Os treinos das 125 misturavam as duas classes e o momento da partida é elucidativo do nível da organização. A classe 125 Promoção teve em Luis Catarino o seu vencedor, seguido por Jorge Dias e em terceiro Artur Martins. 

Na 125 Livre Jorge Dias levou a melhor sobre todos, impondo um excelente andamento desde o início. Pedro Geirinhas ainda tentou seguir o piloto da Cagiva mas acabaria por sofrer uma queda violenta. Acabaria por ser Joaquim Cidade a terminar em segundo, depois de se libertar do grupo em que andava, e Luis Catarino voltou a subir ao pódio, ao ficar na terceira posição.  

As SBK resumiram-se aos treinos. A falta de condições era de tal forma evidente que a organização decidiu que os pilotos dessem duas voltas de apresentação, antes de se iniciar a corrida, por forma a que o público se organizasse melhor e os pilotos se habituassem à moldura humana existente. Simplesmente, não avisaram todos os pilotos. Germano Pereira foi um deles. Quando acabou de dar a volta de aquecimento e passou na meta deve ter pensado que não esperaram por ele para dar a partida, e continuou. Simplesmente, quando voltou a passar na meta, que ficava pouco depois de uma curva rápida, deparou-se todos os pilotos parados, com os assistentes ao lado, e entrou pelo meio deles depressa, muito depressa, atirando várias motos ao chão e mandando alguns pilotos e mecânicos para o hospital. A organização foi obrigada a anular a corrida.

125 Livre from Alberto Pires on Vimeo.

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