terça-feira, 19 de setembro de 2017

O Espirito Motard vive

Aselhice das grandes, confesso!

Quando levantei a Triumph Bonneville Bobber reparei que estava na reserva. Uns semáforos à frente, paro junto ao passeio e espreito para dentro do deposito…, ah.., “tranquilo”, tem gasolina bastante…, deve ser o computador de bordo baralhado. 

Fim de tarde. Marquês, A5, Jamor, N6 Marginal, Cascais, N247 Guincho, Malveira da Serra…, “Cabo da Roca não porque está algum vento” – mal eu sabia que foi a minha sorte – Pé da Serra, Serra acima na 247-3.

Inebriado pela condução apaixonante proporcionada pela Bobber, não mais me lembrei da “luz da reserva”, de repente brrrróóóóuuuuuuuuuuuu…, aquele som inconfundível de que falta palha aos cavalos. 

Embraiei, o objectivo surgiu claro; estava a anoitecer e eu tinha de sair rapidamente da Serra, tinha de conseguir conduzir a mota até ao centro da Vila de Sintra e depois sim, lá resolvia o problema. Consegui voltar a pegar a mota duas ou três vezes nas subidas, as descidas eram feitas recorrendo à força da gravidade. Ainda empurrei uns vinte metros e enfim chego ao cruzamento com a secular Estrada da Pena. Ufffff…, dali foi sempre a serpentear a serra com a mota desligada. E agora? 

A solução parecia ser caminhar (para lá e para cá, entenda-se) até uma de duas BP, a do Ramalhão ou a de Portela de Sintra…., quilometro, quilometro e meio para cada lado. Não seria nada de bíblico mas eu queria mesmo era despachar-me e não abandonar por muito tempo a sedutora Bobber assim…, sozinha na rua.

Passa um Tuk Tuk e peço para parar; o objectivo inicialmente seria questionar qual a bomba mais perto e caminho mais rápido pelas vielas de Sintra até ela. 

Mas era o João que lá vinha com o seu Piaggio a dois tempos, encarnado e branco, rodas pequeninas, barulhento e de ar patusco. Contei a minha história ao João. Ele estava no fim do seu dia de trabalho que nem tinha sido por ai além frutuoso. O João hesitou mas lá se prontificou a me dar uma boleia para baixo até à Portela de Sintra. Despedimo-nos. Mas passado uns minutos o João voltou com a desculpa que também tinha de abastecer. Eu cá suspeito que o João teve pena de me imaginar àquela hora, já com o estomago a reclamar pelo jantar, a subir as esquinas da Velha Sintra. 

Foi um problema convencer “Os Senhores da Bomba” a me desenrascarem. Problema maior foi mesmo a “bruxa má”, dona lá do sítio, que tudo parecia querer fazer para que a peripécia NÃO tivesse um final feliz – já lá diz o velho ditado: “se queres ver um pobre soberbo, dá lhe a chave de um palheiro”.

Nas calmas e se calhar sem se aperceber, o João do Tuk Tuk, talvez por ali ser cliente diário, lá acabou por funcionar como o polo de energia positiva que fez pender o prato da balança para o meu lado, na batalha contra o negrume maquiavélico “Dos Senhores da Bomba”. 

João, pah…, se estás a ler isto, quero dizer-te que foste O Maior. Prescindiste de ganhar mais uma nota grande em detrimento de uma nota pequenina, mas optaste por ajudar um motociclista apeado. Eu sei que também és motociclista mas nada te obrigava a deixar o teu dever para me ajudar. 

O João do Tuk Tuk ainda é um jovem adulto mas demonstrou um gigante, como se chama, “Espirito Motard”, algo raro e quase desaparecido nos dias de hoje. 

Se passarem por Sintra e tiverem um pequeno azar, espero que tenham a sorte de encontrar o João do Tuk Tuk encarnado e branco, ou alguém com os seus elevados Princípios. 

Desejo também que não precisem de nada de nenhuns “Senhores da Bomba” que para exercerem a sua patética actividade económica, em vez de se colocarem do lado da solução teimam em fazer parte do problema. 

Obrigado João, forte abraço e que a vida nunca te roube os Bons Valores!

1 comentário:

  1. Excelente, sempre existem pessoas assim, eu já fiz o mesmo, mas no meu caso eu ia de carro e voltei a cas para ir buscar o mini-compressor para encher um pneu de um moço que caminhava na berma empurrando a sua grande burra.

    ResponderEliminar

Site Meter