domingo, 26 de novembro de 2017

Qual o prazo de validade dos sonhos?

Desde que ando de mota (e já lá vão uns anitos) - provavelmente antes mesmo - que sonho sair por ai, fora do alcatrão. Queria tanto, tanto, que um dia comprei um livro que explicava ao leitor como ir de Lisboa ao Algarve fora de estrada. Foi há muito tempo. Era um livro publicado pelo Clube Aventura, acho. E mais não era do que uma espécie de roadbook. O livro perdeu-se, algures. O sonho de circular por maus caminhos não. Aqui e ali fui dando pequenos passos. Até fui a Marrocos um par de vezes. Da última delas aventurei me sozinho de Erfoud até perto de Merzouga. De Honda Pan-European. Absolutamente à rasca e sem grande prazer, confesso. O sonho foi sendo adiado. 

Nos últimos anos de Pan-European comecei a desejar uma mota mais polivalente. Optei então pela Crosstourer – aquela mota que até alguns dos proprietários que a veneram se vêm livres dela na primeira ocasião. Não me serviu, como sabem (link). Defeito meu, certamente 

A CRF já cá anda há pouco mais de um ano. Até já tinha escrito aqui (link) estar provavelmente no momento de parar de inventar desculpas e trocar de sapatos. Mas só agora me deixei atingir pelo “disparo”. Mais concretamente, nesta noite (link). Quinta-feira passada fui chagar a paciência dos senhores da Motocenter. Queria uns “cardados” para ontem – tema para futuro post. 

Ontem lá estava à hora marcada. Nas primeiras “dunas” verifico que não consigo andar. Sim, aqueles pedaços de areia para mim eram dunas tenebrosas. Esvaziámos os pneus. Seguem-se umas retas entre vinhas. Vinhas de onde vem aquilo que se chama “vinho de areia”. Mais dores de crescimento, foi o que senti. Finalmente terra firme e pedra solta. “Não tenhas medo”, gritava-me alguém enquanto por mim passava com uma roda para cada lado…, malditos sonhos… 

Lá chegamos a Santa Susana, devia ter acendido uma velinha. Um café e um cigarro depois, Pego do Altar ou seria Er Rachidia tal a secura. Fui-me soltando, levantando, acelerando, sorrindo… 

Foi uma manhã fantástica, de sonho tornado realidade. Comemorei. Eu os meus sete magníficos companheiros de aventura alentejana. Comemoramos com um belo repasto, na casa do senhor Coelho. Salada de polvo, fígado e pão alentejano do verdadeiro. Enguias fritas, queixadas estufadas e uma cabidela dos Deuses. Tarte de requeijão, maça assada e pudim. Chega? Não! 


“Agora vamos para Alcácer, fora de estrada”. Como é o caminho, pergunto. “Não sabemos”. Ninguém sabia. 

Estão a ver aquela foto lá em cima? Aproveitei uma pequena paragem do grupo para ir andando. Poucas centenas de metros depois estava sozinho. Desligo, desmonto, fotográfo e oiço o silêncio. E o silêncio pergunta-me: “Que terra magnifica é esta, onde à porta de casa podes cumprir os teus sonhos e ainda por cima de barriga cheia de comida caseira, excelente e em conta? Que terra magnífica é esta, onde à porta de casa podes encher a tua alma?”.

Se calhar ainda bem que não encontrei resposta. Voltei à estrada e minutos depois a CRF estava no chão. Só ela. A mim não me apeteceu cair. Havia muita lama. Faz parte, dizem. Mas desta parte nunca gosto. 

Quando regressámos ao cinzento e monótono asfalto já o sol se escondia a oeste. Reabaster e até à próxima, um abraço. Era tempo de “acordar” e voltar. 

Se leram até aqui foi porque gostaram do que leram. E seguramente preceberam que ontem senti-me vivo. Era só o que eu tinha para contar. 

Ah…, duas coisas. Primeira, obrigado a todos. Segunda, quero mais! Pois os sonhos não têm prazo de validade…

1 comentário:

  1. Bom texto,partilho quase tudo, menos a parte de andar nisto à muitos anos, mas adorei e quero mais, menos a parte da menina se deitar na lama :) abc

    ResponderEliminar

Site Meter