quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Todos os dias são bons dias para… (VI)

Hoje não é um dia qualquer. É Dia Internacional da Tolerância, Dia Mundial da Filosofia, Dia de Santa Gertrudes e, last but not least, Dia Nacional do Mar. 

Hoje decorrem várias iniciativas em Portugal tendo em vista mostrar a importância do mar para a economia e para o desenvolvimento nacional. O mar assume uma importância estratégica para Portugal, sendo um sector vital para a economia portuguesa e para o produto interno bruto (PIB). De acordo com dados divulgados em 2013, o mar português dá trabalho a 100 mil pessoas e representa uma riqueza anual de 8 mil milhões de euros. 

A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na "Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar", que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994. Portugal ratificou o documento em 1997. Esta convenção é fundamental pois é a partir dela que são estabelecidos, entre outros, os limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva e à Plataforma Continental. 

Portugal é um país fortemente ligado ao mar, ficando marcado para a posterioridade como o país dos Descobrimentos marítimos. 

Todos os dias são bons dias para andar de mota. Celebremos. No seu dia nacional, hoje teremos mais um dia em modo "verão de São Martinho". Celebremos então. Com um passeio de mota junto ao azul do mar. Se possível, de cabelos ao vento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter